prudentopolis parana1920s revitalização da avenida são joão   prudentópolis/pr
Antiga Avenida Vicente Machado, hoje Avenida São João, na primeira década do século 20 durante procissão em direção à Matriz de São João Batista (no canto superior direito). Ao fundo, a igreja ucraniana de São Basílio, demolida em 1933. Foto: acervo Meroslawa Krevei. Fonte: “Prudentópolis 100 Anos”, Ed. Artheiros / 2006.

Principal via da região central de Prudentópolis, a Avenida São João vai ser completamente revitalizada. As obras serão realizadas com recursos do Governo Federal, da ordem de 1,56 milhão de reais, atendendo a emenda parlamentar do deputado federal Angelo Vanhoni.
prudentopolis foto gilsoncamargo14 08 10pr10 revitalização da avenida são joão   prudentópolis/pr
Avenida São João em agosto de 2010.
A intervenção se dará ao longo de seis quadras, da praça coronel José Durski até a Rodoviária. Além da avenida, o projeto elaborado pela prefeitura contempla também a revitalização da Praça Firmo Mendes de Queiroz, onde está localizada a Igreja Matriz São João Batista, com a instalação de nova iluminação, aumento da área destinada aos pedestres e novo mobiliário urbano.
prudentopolis foto gilsoncamargo14 08 10pr12 revitalização da avenida são joão   prudentópolis/pr
O prefeito Gilvan Agibert cita que além da revitalização da avenida e das praças, outro projeto que prevê a colocação de calçamento nos bairros está prestes a ser aprovado e projetos na área de turismo também estão sendo pleiteados pelo município junto ao Governo Federal. “Desde o inicio do meu mandato na prefeitura o Vanhoni tem demonstrado bastante empenho em auxiliar o município a viabilizar os projetos para a cidade. Estamos contando com o apoio do deputado para nos ajudar também a impulsionar o turismo local”.
O município tem gradativamente ganhado importância no cenário turístico do estado do Paraná. A colonização ucraniana proporciona a Prudentópolis diversas atividades festivas típicas desta cultura, com destaque para o Grupo Folclórico Vesselka e o Koziá Festyvalh (Festa do Cabrito). Além de suas maravilhas naturais, essa terra é ainda considerada a “Capital do Mel” por sua liderança na produção e comercialização do produto.
prudentopolis foto gilsoncamargo14 08 10pr18 revitalização da avenida são joão   prudentópolis/pr
Igreja Matriz São João Batista e Praça Firmo Mendes de Queiroz, na Avenida São João em Prudentópolis.
Em fins do século XIX a região era propriedade de Firmo Mendes de Queiroz, descendente de bandeirantes paulistas que doou parte de suas terras para a construção de uma capela em homenagem a São João Batista. No ano de 1896 chegaram à região 1.500 famílias ucranianas vindas, em sua maioria da Galícia, totalizando oito mil imigrantes, que foram assentados em diversos núcleos onde tornaram-se pequenos agricultores, pecuaristas e industriais.
prudentopolis foto gilsoncamargo14 08 10pr3 revitalização da avenida são joão   prudentópolis/pr
Durante a FENAFEP, Gilvan Agibert, Angelo Vanhoni e o deputado estadual Péricles de Mello conversaram sobre o projeto de Revitalização Turística do Salto São João, o qual foi encaminhado ao Governo Federal através do Ministério do Turismo, visando a recuperação e reestruturação de todo esse complexo turístico natural do município. A proposta envolve a recuperação da estrada geral que liga às comunidades de Barra Bonita e Barra Vermelha, com readequação e revestimento da via, modernização da estrutura do Recanto Cassiano às margens do Rio São João e a estruturação no entorno do local com sanitários, bancos, quiosques, mesas e outros equipamentos, além da implantação de um mirante para observação do Salto São João nas margens da estrada que liga à Barra Vermelha. O deputado Vanhoni ficou impressionado com a potencialidade do local em se tornar um dos grandes atrativos de visitação do Paraná e comprometeu-se a acompanhar todo o processo a respeito no âmbito governamental.
Fotos: Gilson Camargo