iphan_brasilia_foto_gilsoncamargo05_03_09b
Dando sequência à disposição do Ministério da Cultura em dinamizar as relações com o estado do Paraná. A Associação Cultural e Artística Iliadahomero conversou com Eneida Braga, gerente de articulação institucional e fomento do Departamento de Museus e Centros Culturais do IphaN. A reunião foi pautada nas diversas áreas de atuação do Iphan, nas parcerias com outras iniciativas e nos fomentos a preservação de acervos e memória de comunidades.

iphan_brasilia_foto_gilsoncamargo05_03_09a
Surge a questão da disponibilização de acervos digitais através da internet e da perspectiva de estabelecer parcerias de transversalidade entre os órgãos gestores da rede e as comunidades digitais organizadas. Falou-se também da necessidade de fomento a microiniciativas museológicas e do desenvolvimento de equipamentos voltados à memória das comunidades, bairros e grupos culturais.

anacaldas_octaviocamargomariochagas_iphan_riodejaneiro_foto_gilsoncamargo_20_03_09
Ana Carolina Caldas e Octavio Camargo conversam com Mário Chagas, diretor técnico do Departamento de Museus – Iphan no Rio de Janeiro. Discute-se a perspectiva de itineração dos cantos da Ilíada nos museus e centros culturais do Iphan ou em orgãos a ele relacionados.

octaviocamargoilcecavalcanti_snbp_riodejaneiro_foto_gilsoncamargo_20_03_091
A idéia é apresentada a Ilce Cavalcanti, diretora do SNBP – Sistema Nacional de Bibliotecas Publicas / FBN – Fundação Biblioteca Nacional, principais incentivadores do projeto Homero nas Bibliotecas. Abre-se um novo circuito entre o sétimo e o décimo primeiro andar do Edificio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, respectivas sedes administrativas do Iphan e do SNBP.
_________________________________________________________________________________

“Sendo Presidente da República Getúlio Vargas e Ministro de Estado da Educação e Saúde Gustavo Capanema, foi mandado construir este edifício para sede do Ministério da Educação e Saúde. Projetado pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Afonso Reidy, Jorge Moreira, Carlos Leão, Lucio Costa e Hernani Vasconcelos, segundo risco original de Le Corbusier.”
1937-1945

Busto de Gustavo Capanema.
Fotos: Gilson Camargo