conf mun educacao pinhais 20 06 13bweb conferência municipal de educação   pinhais/pr, 2013
A cidade de Pinhais/PR realizou, na quinta-feira, 20/06, a Conferência Intermunicipal de Educação. Participaram do encontro também os municipios de Campina Grande do Sul, Quatro Barras e Piraquara. O evento aconteceu no Centro de Formação dos Profissionais de Educação (CENFORPE), em Pinhais, e teve como objetivo a discussão das políticas públicas de educação nos municípios e a elaboração de propostas a serem apresentadas e debatidas na Conferência Estadual de Educação, que acontece no mês de agosto e, posteriormente, na etapa nacional em 2014.
Leia materia sobre a conferência Intermunicpal de educação na página da prefeitura de Pinhais
conf mun educacao pinhais 20 06 13a conferência municipal de educação   pinhais/pr, 2013
O deputado Angelo Vanhoni, relator do PNE na Câmara Federal, vem percorrendo diversos municípios paranaenses participando das conferências de educação fazendo um detalhamento das 20 metas que compôe o PNE. Em Pinhais, o deputado ressaltou os avanços na cobertura educacional propostos pelo plano com destaque para a educação infantil, a ampliação da oferta de creches e acesso à pré escola aos 4 anos de idade.

Nós temos 11 milhões de crianças de 0 a 3 anos no Brasil e temos apenas 2,64 milhões destas crianças matriculadas em creches. Isto custa hoje ao governo 4,5 bilhões de reais. Nós estamos propondo que nos próximos 10 anos passemos de 2,64 milhões para 5,8 milhões de crianças na creche, e estipulamos um valor ainda maior do que é hoje despendido. Serão 14 bilhões de reais de investimento, tendo por base um custo por aluno de R$ 3.569,00 ao ano, levando em conta o custo qualidade/aluno, que tem que ter mamadeira, leite em pó, colchão, equipamentos adequados e o professor tem que ganhar como um professor da rede pública concursado, não como um atendente. A creche é uma unidade que faz parte do sistema educacional brasileiro.

conf mun educacao pinhais 20 06 13eweb conferência municipal de educação   pinhais/pr, 2013

Nós não tínhamos, dentro da rede pública, escola para a criança de 4 anos. Mudamos a Constituição através da emenda 59, e puxamos o ingresso escolar de 6 para 4 anos, para fazer valer em todo o território nacional a partir de 2016. Nós queremos uma outra educação para o Brasil. Queremos começar pela creche e pela educação infantil. A partir de 2016 vai ter que ter escolinha para receber as crianças de 4 e 5 anos de idade. Não para fazer a alfabetização, mas para desenvolver as múltiplas linguagens. O letramento deve ser feito só a partir dos 6 anos, respeitando as etapas do desenvolvimento cognitivo.
Angelo Vanhoni

conf mun educacao pinhais 20 06 13cweb conferência municipal de educação   pinhais/pr, 2013
Fotos: Gilson Camargo