Perfil

angelovanhoni foto gilsoncamargo maio2010 curitiba web Perfil

Angelo Carlos Vanhoni nasceu em Paranaguá, em 19 de junho de 1955. Formou-se em Letras pela UFPR e começou sua atuação política participando do movimento estudantil. Em 1989 assumiu seu primeiro mandato como vereador na cidade de Curitiba, onde permaneceu até 1994, quando foi eleito deputado estadual. Entre suas bandeiras de luta, ficaram marcadas a criação da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, a CPI do transporte coletivo, a luta pelo passe escolar e a campanha pela ética na política.

Em 1996 foi candidato a prefeito de Curitiba, conquistando pela primeira vez dois dígitos nas intenções de voto para o Partido dos Trabalhadores na capital. Em 2000 sua candidatura conquistou 49% dos votos municipais e em 2004 chegou novamente ao segundo turno, alcançando 45,2 % dos votos.

Em 2002 Vanhoni foi o deputado estadual mais votado em Curitiba. Sua atuação parlamentar foi marcada pelas importantes lutas contra a privatização do Banestado e da Copel. Foi presidente da CPI do narcotráfico, é o autor da Lei Estadual de Incentivo a Cultura e foi líder do governo na Assembléia Legislativa do Paraná.

Eleito deputado federal em 2006, assumiu em 2010 a Presidência da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Atualmente em seu segundo mandato na Câmara Federal, é relator do Plano Nacional de Educação.

1 Comentário

  1. ASTEC-PB
    20 de outubro de 2012

    Todos os tecnologos do Estado da Paraíba o saúdão, parabens pelo projeto de valorização das carreiras dos tecnologos de todo o Brasil. Conte com nosso apoio e apoio LUCIANO CARTAXO para a Prefeitura de João Pessoa. Ele apoia os tecnologos no estado da Paraíba e no Municipio de João Pessoa

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!