colombo_foto_gilsoncamargo24_06_10e
Para aprimorar cada vez mais a educação do município, a Prefeitura de Colombo, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte promoveu durante esta semana o 1º Encontro Motivacional para os Profissionais da Educação. Nesta quinta feira (24), a programação voltou-se para a educação infantil, com o tema: “Aprendendo a ser grande para trabalhar com os pequenos”. Cerca de 600 professoras participaram do encontro.
vanhoni_glesi_jotacamargo_foto_gilsoncamargo_colombo24_06_10web
Estiveram presentes no evento a pré candidata ao Senado (PT) Gleisi Hoffmann, 0 deputado federal Angelo Vanhoni, o prefeito de Colombo, Jota Camargo, a secretária de Educação, Turismo e Esporte, Denise Tavares, a secretária de Turismo, Michele Mocelin, o presidente da Câmara de Vereadores, Gilberto Agrolombo e os vereadores Onéas Ribeiro e Helder Lazarotto.
angelovanhoni_foto_gilsoncamargo_colombo24_06_10web
Durante o encontro, o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, deputado Angelo Vanhoni destacou a atenção dada pelo governo federal à educação infantil. “Há dez anos atrás a educação infantil não era prioridade. Agora, o presidente Lula tem investido mais recursos e formulando políticas estratégicas para a educação das nossas crianças. Aprovamos no Congresso Nacional a universalização da pré-escola e do ensino médio, tornando obrigatória a matrícula para crianças e jovens entre 4 e 17 anos”.
Além disso, o deputado informou que em novembro de 2009, a aprovação da Emenda Constitucional nº 59 determinou o aumento do orçamento do governo federal para o Ministério da Educação (MEC). “A verba será ampliada gradualmente até 2011. A intenção é que os novos recursos sejam aplicados nos programas de construção das escolas de educação infantil, de ensino médio profissionalizante, nos de formação inicial e continuada de professores”, e destacou a aprovação do Piso Nacional Salarial dos Professores. “De nada adianta o município ganhar recursos para construir creches se os professores não forem valorizados. Por isso, aprovamos no Congresso Nacional um piso inicial de  R$ 1.024,67 para 40 horas semanais.”
colombo_foto_gilsoncamargo24_06_10a
O prefeito J. Camargo, ao saudar os professores participantes do simpósio, disse que o objetivo principal é trazer motivação para além da sala de aula. “Educação é o que nos ajuda a solucionar os problemas das cidades. Por isso, os profissionais precisam receber este nosso carinho e valorização.” O prefeito reafirmou a importância das parcerias com o governo federal e disse que a educação infantil desde 2005 é levada a sério pela prefeitura. “Muita gente nos desmotivava, dizia que era apenas dar giz e papel aos pequenos. Mas sempre soubemos que esta é a mais importante etapa na formação de um homem e de uma mulher.”


Ao final do encontro, apresentação dos alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima.

Fotos: Gilson Camargo